domingo, 4 de setembro de 2011

" ALONGAMENTO E AQUECIMENTO


O 10º Passo da Edição Como Montar um Ministério de Dança, tem com objetivo esclarecer a importância do alongamento e aquecimento, antes de começar as atividades físicas, para evitar lesões e dores.

O alongamento é essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos, o principal efeito do alongamento é o aumento da flexibilidade, quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por Ele, e,  portanto , maior sua flexibilidade.

Seguem benefícios que o alongamento, quando bem executado, traz ao nosso corpo:

Reduzem tensões musculares,
Relaxam o corpo
Deixam os movimentos mais soltos e leves
Previnem lesões
Preparam o corpo para qualquer atividade física

Pontos importantes que devem ser observados para um bom alongamento:

Praticar uma boa respiração no ritmo dos exercícios enquanto se alonga é essencial, pois a respiração aumenta o relaxamento muscular, a respiração deve ser lenta e profunda.

Sempre devemos respeitar os limites do corpo, a flexibilidade você vai ganhando na constância dos alongamentos, forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões.

O alongamento deve ser praticado antes das atividades físicas e também depois.

Cada exercício de alongamento deve ser sustentado de 20 a 40 segundos, depois relaxe e repita-o por mais duas vezes.

O aquecimento tem como objetivo obter o aumento da temperatura do corpo, da temperatura da musculatura e preparação do sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade e o desempenho. O aumento da temperatura também serve para reduzir a resistência elástica e a resistência de atrito, onde,  a musculatura, os ligamentos e os tendões ficam mais elásticos tornando-se mais resistentes a lesões ou rupturas.

Antes de começar o ensaio de dança, uma apresentação ou qualquer atividade física, faça um bom aquecimento, estimulando a equipe a correr, intercalando pulos, ou façam uma caminhada, como preferirem. Depois descansem 5 minutos e aproveite o aquecimento do corpo para desenvolver um bom trabalho.





Um comentário: