domingo, 29 de maio de 2011

"Nome e Carisma"

Está ai nosso 3º passo, dois pontos super importantes para dar a cara e, a forma ao seu ministério, o NOME e CARISMA:
O NOME geralmente vem assim que resolvemos atender o chamado, como por exemplo: nosso grupo Guerreiros do Amor teve em oração a revelação de um novo Ministério, que já nasceu com o nome Myryan ou, ele pode ser inspirado assim que o carisma for definido, será naturalmente em cima do estilo que vocês abraçarem. "Não negligencies o carisma que está em ti e que te foi dado por profecia, quando a assembléia dos anciãos te impôs as mãos." (I Timóteo 4,14)
Para achar o CARISMA, você pode fazer uma reflexão dos pontos que te inspiraram no inicio do chamado:
Como tudo iniciou? De repente seu ministério seja fruto de um grande desafio, onde foi uma luta para monta-lo, conseguir pessoas e refletindo  VOCÊ viu que a missão do grupo era DERRUBAR MURALHAS/GUERREAR  - Ou seu ministério nasceu de um ato de REJEIÇÃO, onde você foi excluído de um grupo e, para continuar evagelizando com a arte da dança, você teve que montar um novo grupo e entende que um dos pontos fortes do grupo é a ACOLHIDA E O RESPEITO, as diversas formas de expressar a arte, pois, pelo fato de ter sofrido a rejeição, um coisa que não é aceita dentro do grupo é a distinção de pessoas. Ou ainda no meio em que você estava, não tinha nenhum grupo de dança com aquela determinado estilo, e você se sentiu  chamado para DESBRAVAR esse trabalho dentro da igreja.  Esses são importantes pontos a serem avaliados na hora de distinguir o carisma do grupo.
Foi inspirado vendo algum outro grupo? Se isso ocorreu, o que te inspirou nesse grupo, foi positivo ou negativo? Seu ministério surgiu do desejo de fazer um trabalho mais caprichado e ousado, uma vez que os grupos que você viu eram muito amadores OU de admirar um grupo bacana e querer fazer um trabalho na mesma linha, mas colocando o seu jeito?
Foi inspirado em algum cantor (a) ou Banda? Você pode extrair dessa inspirarão o que mais te tocou nesse grupo, foi a singeleza, a agressividade, a fortaleza, a unção, esse também pode ser um ponto importante para te ajudar. 
Que estilo vocês costumam usar? Roupas, estilo do cabelo, práticas, personalidade, conceitos....
Qual o ritmo que o grupo curte? Lento, rápido, amimado, calmo, batidas, medias de meditação..... 
Refletindo sobre esses 5 pontos, você lincará fatos que darão todo o sentido ao seu CARISMA pois ele é a definição daquilo que você expressa para o outro, ou seja, é levar as pessoas a uma adoração a Deus, é de cura, de libertação, de alegria, do louvor contágiante, enfim as vezes o CARISMA pode vir a ser definido com o tempo, pois ele é o resultado dá moção que seu ministério leva ao próximo.
Quando você recebe o chamado, que já é um grande toque de Deus, ele te encaminhará para os demais passos, para isso você deve estar sensível a todos os detalhes ao seu redor (estar atento aos sinais de Deus), porque através de tudo Deus pode falar com você e te revelar coisas simples que farão toda a diferença para montar esse quebra-cabeça. "eis que o Senhor, nosso Deus, nos mostrou a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do seio do fogo. Hoje vimos que Deus pode falar ao homem sem que este morra."(Deuteronômio 5,24)

Não tenha pressa em definir, "Não é preciso magia em Jacó, nem adivinhação em Israel: a seu tempo, se dirá a Jacó e a Israel o que Deus quer fazer" (Números 23,23).se encontre com o grupo orem juntos, peça para Deus palavras bíblicas se inspirando sempre na palavra, veja a opinião e visão de todos, filtre tudo o que for recebendo, tenha certeza de que quando vocês definirem não haverão dúvidas e incertezas, pois encontraram o carisma e nome que identificam exatamente quem vocês são. 
Cuidado, pois quando iniciamos um trabalho para glória de Deus, muitas outras vozes pode vir a falar em nossos ouvidos,"Respondeu-lhes Jesus: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus.(São Mateus 22,29), porém precisamos saber identificar a voz do nosso bom pastor, que nos indica o caminho certo a trilhar."Tu, porém, voltarás a ouvir a voz do Senhor, e porás em prática todas as ordens que hoje te prescrevo."(Deuteronômio 30,8).

sábado, 14 de maio de 2011

"Integrantes"


Nessa edição abordaremos o 2º Passo: Integrantes - Quem chamar? Onde chamar? Como chamar? Bem vamos por partes. 
O convite pode ser feito em diversos lugares, em especial na igreja em suas diversas pastorais: grupos de jovens, grupos de oração, crisma, catequese, nesses núcleos VOCÊ encontrará mais facilmente pessoas pré-dispostas para aceitar o convite, no entanto seu visinho, seu primo, seu colega de escola, faculdade são candidatos potenciais para somar dentro desse grupo. Importante observar características do tipo: extrovertida, carismática, se tem aptidões para dança, peso, comportamentos, isso são fatores decisivos para um bom desempenho.
Com certeza na pescaria VOCÊ encontrará pessoas muito talentosas, outras com qualidades específicas, também outras que parecem não levar jeito, entretanto todas deveram ser acolhidas da mesma forma, pois, como dizia Albert Einstein "“Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos.” , e vai depender do esforço de cada um o desenvolvimento corporal.
Em oração também o Senhor poderá te conduzir e/ou te mostrar pessoas que ELE mesmo escolheu para participar. A oração é um meio eficaz de ouvir qual a vontade do Senhor para você e o seu grupo. 
O convite sempre deve ser feito de forma simples, natural, primeiro chamando o convidado para conhecer o grupo, o carisma, os ideais, se você já tiver uma música coreografada apresente para o futuro integrante, esse momento é o da sedução onde o participante vai se interessar ou não pelo grupo, detalhes como expressão facial, entusiasmo, pré disposição para de pronto pegar as coreografias, são pontos que te mostrarão se o convidado se identificou ou não com o ministério.
E o restante é o trabalhar de Deus, a receita Ele já deixou:  "Quem quiser ser meu discípulo, tome a sua cruz e siga-me"  (Lc 9,23)  

terça-feira, 3 de maio de 2011

"O chamado"


1° Passo – Chamado
Pauta: Primeiro passo para montar um ministério de dança é sentir o chamado, gostar da arte da dança.
  O chamado é como uma voz, que não cessa de falar dentro de nós, até chega a nos incomodar quando não damos ouvidos a ela, ela nos chama a manifestar a vontade de Deus.No livro de João 15.16 o senhor nos diz: " Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi a vós e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça". Ter esse chamado é estar em posição de destaque e ao mesmo tempo temos grande responsabilidade diante de Deus e do seu povo.
Se você o sente mais tem medo de colocá-lo em prática, ou acha não ser digno pois é pecador e cheio de imperfeições, também terá que responder pela falta de atitude diante desse ministério dado por Deus, pois " Nossa capacidade vem de Deus" II Cor. 3.5, esse chamado é ato pelo qual Deus estende ao ser humano seu convite para assumir em relacionamento salvífico, para sua vida e para vida de muitos.
Não basta apenas querer ter um ministério de dança é necessário sentir esse chamado para que ele aconteça e dê muitos frutos. Deixo estas palavras a todos os chamados, considerem sempre isto: “Fiel é o que vos chama, o qual também o fará” (1 Ts 5.24). O poder, o amor, a moderação vêem de Deus (2 Tm 1.7), assim como a sabedoria (Tg 1.5), a oportunidade (At 27.24), a fé, os meios, os recursos e a motivação.
     Fique atento ao chamado de Cristo, talvez Ele já o fez e você estava cochilando (Ef 5.14), ou simplesmente não quis atender. Agarre a oportunidade, quando tiver certeza que é de Deus, não a desperdice (Cl 4.5), ela pode ser única.