domingo, 7 de agosto de 2011

"COMO CRIAR E/OU COPIAR COREOGRAFIAS"


Como criar ou copiar coreografias é o 8º Passo da Edição “Como Montar um Ministério de Dança”, este tem como objetivo instruir como e quais ferramentas podemos utilizar para ajudar na criação.

Inspiração é a palavras chave deste tema, pois, a criação geralmente vem de uma inspiração incrementada, ou seja,  a criação tem como embasamento algo já visto já admirado, com um retoque especial e a sua personalização.              

Materiais importantes para buscar estas inspirações, são vídeos com coreografias prontas, os quais poderão ser encontrados na internet em sites como, por exemplo, o Youtube, em DVDs de shows, musicais, teatros, espetáculos circenses, todas estas ferramentas te ajudarão a criar coreografias.

A verdade é que quanto maior for seu conhecimento cultural, quanto maior for sua “biblioteca memorial”, mais idéias surgirão na hora de coreografar. As apresentações de dança e artes já vistas, os musicais, shows, tudo isso são informações que ficam armazenadas em nosso subconsciente e no momento em que precisamos utilizá-las, elas simplesmente brotarão, pelo conhecimento daquilo que VOCÊ já viu e aí é só aprimorar. É preciso criar uma cultura dentro do seu ministério de buscar conhecimentos de vários ritmos, assistir muitas apresentações, shows, eventos artísticos, estar atento ao que a arte tem de novo para agregar na sua biblioteca memorial, tudo isso vai elevar seu conhecimento e criatividade.

E quando a missão se resumir em apenas copiar a coreografia, exatamente do jeito que foi criada pelo autor, a dica é assistir muitas vezes o vídeo de referência, buscando absorver os detalhes e a idéia principal do passo, é preciso que o olhar dos dançarinos vá além de simplesmente ver os passos, é necessário entender, buscar a idéia de cada gesto para dentro da música.

Ponto importante a ser destacado  tanto na criação, quanto na simples copia de uma  coreografia é a sua INTERPRETAÇÃO e o seu CARISMA colocado na arte, pois, todos os passos podem ser iguais, mas sua interpretação é única, a sua alegria, seu sorriso, seu olhar, a VIDA colocada na arte a sua maneira, podem falar muito e muitas vezes mais do que os passos, esse é o brilho à mais que só você pode dar.

 Galera bora dançar!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário