sábado, 29 de outubro de 2011

" ORAÇÃO EM GRUPO "



O 14º Passo da Edição Como Montar um Ministério de Dança tem como foco ressaltar a importância da oração em grupo.

Todo grupo que se junta tem um foco, um objetivo, algo que querem realizar em comum, e para que esse objetivo seja atingido, todos os membros precisam estar unidos no mesmo ideal, caso contrário dificilmente alcançaram a meta tão desejada. Para alcançar a conquista dos objetivos, é necessário que todos estejam em um só coração, na mesma sintonia, estejam todos unidos por uma força maior, e essa força vem da ORAÇÃO.

A oração é o laço que uni verdadeiramente as pessoas para lutar por um único ideal, somente a oração pode incutir em todos o verdadeiro ardor missionário, a fim de  resgatar valores que justifiquem as lutas e as missões do grupo, valores estes reconhecidos apenas pelos que estão dentro do grupo participando e vivendo de forma intensa as reuniões de oração, pois,  todo esforço visto de fora, visto a partir dos olhos de quem não está dentro desse contexto,  pode não passar de uma perca de tempo.

Para exemplificar, a oração é como uma semente plantada no coração de cada membro, a cada encontro essas sementes são regadas e vão crescendo, crescendo, criando raízes, quando olhada de cima é possível enxergar uma linda roseira, onde todas as rosas aparentam ter a mesma cor, tamanho e são uniformes. Assim é o ministério que  caminha com vida de oração, começam pequenos, e vão ganhando forma, crescendo, crescendo, ali o Senhor Jesus os conduz, se encontra corações abertos, “terra fértil”,  ali realiza sua obra, obra está que produz suculentos frutos, como podemos observar na parábola do Semeador no livro de Mateus Cap. 13 - Versículo 23: “... A terra boa semeada é aquele que houve a palavra e a compreende, e produz fruto: cem por um, sessenta por um, trinta por um”, assim é o ministério que busca na oração ouvir a voz de Deus, ouvir as instruções e as por em prática.

A oração pode ser realizada a partir de diversos temas, como por exemplo, entregando a Deus os objetivos do seu grupo, uma situação difícil que um membro esteja vivenciando, intercedendo pelo mundo como um todo ou por um problema social  (exemplo: drogas), a partir daí o Senhor Deus vai conduzindo. É importante ressaltar que as orações em grupo também precisam ter uma unidade, ou seja, todos devem clamar por um motivo em comum, caso contrário, a oração pode virar uma “torre de babel”.  Então sempre ao iniciar um momento de oração é importante combinar quem vai conduzir, qual será o tema da oração, para que todos clamem com um mesmo propósito, no mesmo foco.

Como disse o Salmista:  “...Os olhos do Senhor estão voltados para os justos, e seus ouvidos atentos aos seus clamores” – Salmo 33,16 –  O Senhor Jesus não despreza um clamor sincero, muito pelo contrário volta ouvidos atentos para  ouvi-lo, e vendo ali um clamor justo realiza o desejo de seu coração. 

Para ter um grupo fiel, motivado e com ardor naquilo que se propõe a fazer, é necessário que todos estejam unidos na força da ORAÇÃO.


domingo, 16 de outubro de 2011

" INTEGRAÇÃO E PARTILHA EM GRUPO "



No 13º Passo da Edição Como Montar um Ministério de Dança, abordaremos um tema de extrema importância que é a integração e a partilha em grupo.
A Partilha e a Integração são praticas vitais no convívio em grupo, pois, quando bem desenvolvidos, trazem dois itens fundamentais: a união e a cumplicidade, entretanto isso só é possível a partir do momento que as pessoas se conhecem verdadeiramente, saindo da convivência superficial e passando a ter um convívio “íntimo”, onde encontrem no grupo, mais do que “meros” dançarinos, mas amigos, companheiros, pessoas que de fato possam confidenciar um momento de alegria ou uma dor. Quando o grupo alcança essa intimidade, esse nível de amizade, tudo flui muito melhor, pois, ao possuir o conhecimento da realidade, dos limites, qualidades, defeitos, virtudes e fragilidades, o respeito e o esforço para não haver chateações entre os membros passam a ser cuidados observados por todos. E é muito interessante como o entrosamento do grupo muda, pois, o conhecimento e a verdade entre os membros geram o amor, e os encontros passam de “obrigações” para divertimento, todos se soltam mais e tudo fica muito mais prazeroso.
A integração e a partilha devem ser alvos de incentivo, pois, no inicio as pessoas sempre ficam inibidas, sentem vergonha, receios e medos, a sugestão para quebrar essas barreiras, é que o líder/coordenador  coloque um assunto em pauta, peça que cada um exponha o seu ponto de vista, dê um testemunho, fale de um caso ocorrido em sua vida  ou família e quando todos observarem sua abertura,  se sentirão confortáveis para também falar de si.  A partilha pode ser iniciada por meio de diversos assuntos, como por exemplo: como foi a semana, uma palavra bíblica, um fato que foi evidência nacional, como foi o ensaio para cada um, pontos a serem melhorados nas coreografias, enfim, a partilha tende a gerar a integração de todos, em uma discussão mutua, e logo as pessoas vão se conhecendo e se identificando umas com as outras, com o tempo a partilha se tornará hábito e acontecerá naturalmente.
 Vale lembrar que as integrações e partilhas, devem ser direcionadas a um foco, a uma mensagem, deve ter um objetivo positivo, após a partilha o líder/coordenador deve levar o grupo a uma reflexão para o crescimento de todos, algo que motive, todos devem sair levando uma mensagem positiva, pois, caso contrario saíram com a sensação de que a partilha foi um mar de lamentações, ou até mesmo com um arrependimento de ter partilhado e nada ter sido acrescentado, é importante ter esse cuidado.
 A sabedoria, o discernimento, a paciência, e o amor são peças chaves para conduzir sua equipe a viver a partilha e integração.



domingo, 2 de outubro de 2011

"POSICIONAMENTO E POSTURA PARA APRESENTAÇÕES"



O posicionamento e a postura de todos os integrantes na apresentação de dança, são importantíssimos, pois, darão o brilho final para apresentar os frutos de tudo que foi conversado e estudado nos ensaios, esse é o tema que abordaremos no 12º passo da Edição: “Como Montar um Ministério de Dança”.

No dia da apresentação é muito comum dar aquele frio na barriga, bater a ansiedade, nervosismo, enfim, o grande desafio do dançarino é trabalhar bem o psicológico para conseguir transmitir um semblante tranquilo, satisfeito, seguro e alegre, mesmo com todo esse misto de sentimentos. Esse controle emocional é algo que deve ser conquistado a cada apresentação. Por isso, é importante destacar pontos que devem ser observados e alinhados antes de subir no palco, estes ajudarão VOCÊ a agir com profissionalismo independente da pressão que esteja passando no momento:

Postura do Corpo: Antes da apresentação mantenha uma postura adequada para sua coluna, de forma que você fique bem apresentável ao público, coluna deve estar ereta;

Posição das Mãos: As mãos devem ficar soltas ou para trás, de forma que não demonstrem ansiedades e nervosismo;

Posição dos Pés: Os pés nos dão equilíbrio, devem estar posicionados de forma confortável, para que VOCÊ consiga ficar na posição acordada com o grupo o tempo necessário, sem ficar se mexendo ou desequilibrando;

Controle da respiração: Controlar respiração é importante, principalmente em danças mais frenéticas/agitadas, ela deve ser controlada e executada a todo momento para evitar a falta de ar. Prender a respiração enquanto dança, pode lhe trazer graves consequências, isso deve ser observado e estudado no ensaio;

Cabelo: Cuidado para não deixar que o cabelo fique incomodando o seu rosto, isto poderá dificultar a execução e finalização dos passos e também tirará a concentração na dança, vale lembrar que é abominável ficar toda hora passando a mão no cabelo;

Imprevisto: Os imprevistos acontecerão em qualquer momento, na verdade Eles já são previstos. Um erro no som, iluminação, o piso liso e escorregadio, uma série de coisas podem ocorrer, mas acima de tudo mantenha a calma e busque se sintonizar novamente com o grupo da melhor forma possível.

Posição dos integrantes em palco: A posição dos integrantes do grupo em palco deve ser alinhada por ordem de tamanho, sendo, os de estatura menor na frente e os maiores atrás, de modo que todos possam se destacar. Ou, caso a coreográfica não esteja tão segura para os que estarão à frente, pode haver uma troca, colocando a frente aquele que tem maior domínio dos passos, pois, em especial os que estão à frente precisam passar segurança, para ganhar à credibilidade do publico. Isso deve ser avaliado pelo coordenador, de acordo com a análise do desempenho de cada membro;

Gestos, expressões e “tiques”: Os gestos, expressões e os chamados “tiques” devem ser alvos de muito cuidado, para que os mesmos não mudem o sentido do passo e tire a harmonia do grupo;

Agradecimento ao publico: Quando se tratar de um show com apresentação de várias músicas, a cada musica finalizada a equipe pode agradecer o público com uma breve inclinação do corpo para frente. Em caso de um espetáculo de dança, pode ser apenas um agradecimento no final da apresentação.

Discutir os pontos citados acima, definindo o posicionamento e a melhor postura para o grupo com antecedência, facilitará bastante o desenvolvimento do trabalho em cima do palco.