domingo, 26 de junho de 2011

"Local de Ensaio"


 5º Passo da Edição Como Montar um Ministério de Dança, trás opções de locais que podem ser utilizados para ensaios.

            O espaço deve ser adequado para comportar a quantidade de integrantes, um grupo grande requer um espaço grande e um grupo pequeno um espaço pequeno, é preciso que esse ambiente acomode de forma confortável os integrantes, onde, todos tenham condições de fazer os passos, abrindo braços, sem esbarrar no colega ou prejudicar a qualidade dos mesmos devido à ausência de espaço, importante também que seja um lugar reservado, onde haja privacidade, sem movimentação de pessoas e barulho ao redor, a fim de prezar a concentração da equipe. Esse espaço a principio pode ser o quintal/garagem da casa de algum membro, o salão de festas do prédio, uma sala e/ou salão da igreja e etc.


Os primeiros ensaios podem ser trabalhados nos espaços sugeridos acima, entretanto quando se tratar dos ensaios para harmonização e sincronia de coreografias, será necessário que esse local tenha uma estrutura com espelhos, para que ao dançar todos consigam se observar e observar os outros e com essa visão ampla do todo, todos consigam corrigir vícios de passos, postura de braços e pernas, buscando assim a plena harmonia.

Para os ensaios de harmonização, se já houver um local fixo, será necessário que o mesmo seja equipado com espelhos, caso não haja esse local, uma segunda opção seria alugar a sala de alguma academia ou escola de dança que já possua essa estrutura pronta.

Para estruturar esse ambiente, todos os integrantes devem estar de acordo, para que haja colaboração e divisão dos gastos em prol do trabalho, todos devem estar cientes que o local é do grupo, e os investimentos devem ser encarados como uma doação, isso significa que mesmo o integrante se desligando do grupo tudo o que foi construído/conquistado deve permanecer em favor do ministério, isso também se aplica para a locação de um espaço, sempre deve haver a colaboração e o comprometimento de todos.

domingo, 12 de junho de 2011

"Como eleger um Coordenador"

Agora seguimos rumo a 4ª Passo da  Edição “Como montar um ministério de dança” – Este te instruirá a eleger um Coordenador e entender sua missão.

Para eleger um bom coordenador é necessário buscar  algumas características  básicas, tais como:   Responsabilidade, comprometimento, uma boa comunicação, dinamismo, ser desprendido de si mesmo ( estar aberto conhecer a todos e se deixar conhecer por todos), ter senso de justiça e equilíbrio para falar, instruir, advertir, bem como, ter uma vida em comunhão e intimidade com Deus. Uma pessoa que reúna todas essas características ou boa parte delas será um bom coordenador para o seu ministério ou grupo.  Você deve procurar dentre os integrantes do Grupo uma pessoa que atenda os requisitos citados e fazer o convite/chamado. É importante que todos do Grupo entendam que o coordenador é aquele que acolherá todas as sugestões, criticas e opiniões,  filtrará e buscará em conjunto com os membros a melhor forma de resolver todas as situações, vale FRIZAR que tudo é em CONJUNTO, Ele não trabalha sozinho. O coordenador é o Élo que intermedia e firma ideias obtidas por todos do grupo, isso significa que o coordenador precisa ser assessorado, assistido e atendido por todos, pois, carrega em si a missão de sempre manter a equipe unida em seus projetos e opiniões, motivada com o trabalho, fiel aos compromissos do ministério e de um modo geral também fica na responsabilidade do coordenador  marcar ensaios, conciliar horários, avisar a equipe , fazer cumprir todos os propósitos firmados pelo grupo, advertir quando necessário, instruir e aconselhar,  sempre buscando a luz de Deus em tudo com muito amor. O coordenador é um exemplo de amor a Deus, de servir para o grupo, será alguém que levará animo e força nos momentos difíceis, é como o pastor que diariamente apascenta as ovelhas, elas o obedecem porque conhece sua voz – “ Eu sou o bom pastor, e conheço minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido” joão 10,14.
Além do coordenador é importante ter um sub coordenador, este segundo deve ter o mesmo perfil do primeiro, esse será o braço direito do “ titular”, ou seja, auxiliará nas decisões, planejamento e deverá intervir junto ao grupo, na ausência do coordenador, esse deve ter o mesmo respeito e consideração da equipe, como o titular. Importante que todas as ações do sub coordenador seja em comum acordo com o coordenador para que não haja divergência na coordenação do grupo e vire uma torre de babel.
Caso dentre os integrantes você não tenha certeza de quem poderia assumir esse fundamental papel, uma sugestão  é fazer um teste de 3 meses, com aqueles que se prontificarem a tentar, pois, mesmo que a principio Ele não tenha todas as virtudes necessárias, o grupo pode ajuda-lo a chegar no perfil ideal.