domingo, 12 de junho de 2011

"Como eleger um Coordenador"

Agora seguimos rumo a 4ª Passo da  Edição “Como montar um ministério de dança” – Este te instruirá a eleger um Coordenador e entender sua missão.

Para eleger um bom coordenador é necessário buscar  algumas características  básicas, tais como:   Responsabilidade, comprometimento, uma boa comunicação, dinamismo, ser desprendido de si mesmo ( estar aberto conhecer a todos e se deixar conhecer por todos), ter senso de justiça e equilíbrio para falar, instruir, advertir, bem como, ter uma vida em comunhão e intimidade com Deus. Uma pessoa que reúna todas essas características ou boa parte delas será um bom coordenador para o seu ministério ou grupo.  Você deve procurar dentre os integrantes do Grupo uma pessoa que atenda os requisitos citados e fazer o convite/chamado. É importante que todos do Grupo entendam que o coordenador é aquele que acolherá todas as sugestões, criticas e opiniões,  filtrará e buscará em conjunto com os membros a melhor forma de resolver todas as situações, vale FRIZAR que tudo é em CONJUNTO, Ele não trabalha sozinho. O coordenador é o Élo que intermedia e firma ideias obtidas por todos do grupo, isso significa que o coordenador precisa ser assessorado, assistido e atendido por todos, pois, carrega em si a missão de sempre manter a equipe unida em seus projetos e opiniões, motivada com o trabalho, fiel aos compromissos do ministério e de um modo geral também fica na responsabilidade do coordenador  marcar ensaios, conciliar horários, avisar a equipe , fazer cumprir todos os propósitos firmados pelo grupo, advertir quando necessário, instruir e aconselhar,  sempre buscando a luz de Deus em tudo com muito amor. O coordenador é um exemplo de amor a Deus, de servir para o grupo, será alguém que levará animo e força nos momentos difíceis, é como o pastor que diariamente apascenta as ovelhas, elas o obedecem porque conhece sua voz – “ Eu sou o bom pastor, e conheço minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido” joão 10,14.
Além do coordenador é importante ter um sub coordenador, este segundo deve ter o mesmo perfil do primeiro, esse será o braço direito do “ titular”, ou seja, auxiliará nas decisões, planejamento e deverá intervir junto ao grupo, na ausência do coordenador, esse deve ter o mesmo respeito e consideração da equipe, como o titular. Importante que todas as ações do sub coordenador seja em comum acordo com o coordenador para que não haja divergência na coordenação do grupo e vire uma torre de babel.
Caso dentre os integrantes você não tenha certeza de quem poderia assumir esse fundamental papel, uma sugestão  é fazer um teste de 3 meses, com aqueles que se prontificarem a tentar, pois, mesmo que a principio Ele não tenha todas as virtudes necessárias, o grupo pode ajuda-lo a chegar no perfil ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário